sábado, 27 de julho de 2019

Manu e a Escola

Começando a serie de posts de retrospectivas, vamos falar sobre a Manu e a escola.

Manu comecou a escola aqui, 2n grade, na segunda semana que estavamos aqui. Como desde os 3 anos de idade a Manu estudava em escola bilingue, eu confesso que eu nao estava muito preocupada com o ingles. Mesmo se ela nao falasse super bem, sei que ela conseguiria se virar e se comunicar. O que me preocupava era a escola em si. Enorme, mais de 1000 alunos so no Ensino Fundamental I. Temia os professores, se seriam acolhedores, amorosos. Temia os alunos, se ajudariam ela, se seriam amigaveis. Temia ela, se ela ia se sentir sozinha, deslocada.

Manu chegou do primeiro dia super animada. Ela foi super bem recebida pela professora e pelos coleguinhas. Confesso que meu coração se alegrou quando a busquei na escola e ela soltou um: adorei a escola. Tb ajudou o fato de que na sala dela tinham outros 3 brasileiros, apesar de que na escola eles so falam em ingles, mas isso, confesso a fez se sentir protegida.

Passados 15 dias, a Manu teve seu primeiro meltdown. Acordou aos prantos dizendo que nao queria ir mais para a escola, que queria voltar para o Brasil. Repetindo as palavras dela: "mae, as criancas nao sao felizes. Eles nao riem. Ninguem brinca, faz piadas. Eh td serio. Tem que andar em fila, nao pode brincar. Eles nao sao felizes mae."

Nesse dia a deixei faltar na escola, mas conversamos muito.  Disse que tinha certeza absoluta de que as criancas eram sim felizes e sim, eles tb faziam bagunca. Mas expliquei tambem que como a escola eh muito grande (so para ter uma ideia havia 17 turmas de segundo ano!!) eles tinham que ter varias regras para manter a disciplina e o dia fluindo, do contrario vira uma zona.

Depois desse dia, Manu teve so outro episodio de meltdown, que atrelei mais a falta que ela estava sentindo do pai e dos amigos do Brasil, do que na escola em si.

Realmente a Manu se adaptou super bem na escola, fez varios amigos, seu ingles melhorou absurdamente e ela terminou o ano sendo eleita a Melhor Amiga da Sala e a Melhor Atleta.

No ultimo dia de aula, antes das ferias de Verao, ela disse que nao queria que as aulas acabassem, que gostava muito da escola. E entao eu perguntei: Mas e ai, as criancas daqui sao realmente tristes, nao sabem brincar?

Entao ela me olhou surpresa, como se dizendo, vc ainda lembra que eu disse isso, e respondeu: "Nao mae, elas sao criancas como as do Brasil, e eu rio muito com elas tambem".






0 comentários:

Postar um comentário

 

Lar Doce Home Template by Ipietoon Cute Blog Design