O que mais tem me tirado o sono em relação à mudança são as crianças. Será que vão se adaptar? Será que farão amigos rapido? Como será em relaçao ao Ingles? Será que serão felizes?
Todas as noites peço à Deus que cuide delas, que ajude elas nesse processo, que nao as faça sofrer. Perco o sono pensando nelas sofrendo, sendo infelizes e nos culpando, pro resto da vida, por tudo isso.
Todo mundo com quem converso diz que as criancas sao as que menos sentem, que se adaptam rapido, que logo nem pensam mais em voltar pro Brasil. Confesso que gostaria de acreditar piamente nisso, mas nao consigo. Nao consigo por dois motivos: 1. cada crianca eh de um jeito, tem sim as mais despachadas e seguras que se adaptam rapido, mas a grande maioria passa os primeiros meses bem mal e, 2. prefiro me preparar para o pior e esperar o melhor.
E por preparar eu digo, fazer tudo o que esta ao meu alcance.
A Manu desde que demos inicio ao processo se mostrava super resistente a ideia de mudar, a ponto de ter crise de choro quando o assunto era levantado. Conclusao, no começo desse ano coloquei ela na terapia justamente para trabalhar essa inseguranca e prepara-la para a mudanca. Hoje ela esta ate animada com a ideia de se mudar, o que ja foi um grande avanço.
Também envolvi as crianças em tudo relacionado aos preparativos, como leva-los ate a cidade que iremos morar para eles passearem e verem tudo que a cidade oferece, ajudar na escolha da casa, escolher os moveis do quarto, dar a elas o direito de escolher quais brinquedos gostariam de levar, essas coisas. O Lucas por exemplo, no alto dos seus quase 4 anos, conta para todos que vai morar perto do Mickey, que tera um quarto de aviao e que vai para uma escola nova. Acho que ja eh bastante para ele imaginar o que a mudanca representa. So la mesmo para saber como ele absorvera isso melhor.
Por fim, atraves de uma dica que vi na internet, descobri um livro bem legal, simples e eficaz com 25 dicas para se mudar com criancas. O livro esta em ingles, mas as dicas sao bem valiosas, desde a melhor epoca para se mudar com criancas em idade escolar, ate como fazer amizades com os novos vizinhos. Vale a leitura.
quarta-feira, 2 de janeiro de 2019
Assinar:
Postagens (Atom)